Sexta-feira, 11 de Setembro de 2009
" ABOTELHAR"

Na minha curta estada em Vila Ruiva, como no post anterior vos tinha dito, encontrámos um senhor muito simpático que resolveu entabular conversa connosco e lá foi contando um pouco da sua vida, quer familiar, quer social, enfim, um desabafar com gente que o ouvisse e não fosse contar aos vizinhos o que na alma se passava...

 

Tanto conversámos, que nos perguntou se sabiamos a história do ninho dos Corvos, claro que não conheciamos, então vai daí e começa...

 

Antigamente não havia jornais, nem televisões, nem revistas ( e muito menos nesta aldeia, cá nos confins da Serra), para que se divulgassem as noticias, fossem elas boas ou más.

Então juntavam-se dois grupos que soubessem de alguma novidade( quando se tratava de divulgar um namoro, um mal entendido entre marido e mulher ou mesmo um portar mal de uma mulher) (palavras do narrador, sim que não é só agora que acontece, sempre aconteceu).

Às tantas da madrugada, lá pelas 2 da manhã, lá iam os grupos uma para o ninho dos Corvos ( que é uns penedos enormes que ficam sobranceiros à aldeia) e outro grupo, noutro penedo mais abaixo, e aí começavam uns a divulgar o que eles sabiam.

Falavam por um funil, para que a voz saísse distorcida( ora no silencio da noite toda a aldeia ouvia o que se dizia).

O que se encontrava noutro penedo começava a provocar o outro grupo para ele ir dizendo mais e mais.

E era assim que se divulgavam as noticias que ninguém queria que fossem divulgadas e a isto eles chamavam " ABOTELHAR".

Talvez não encontrem muita piada, mas se ouvissem como eu ouvi, ele colocando a mão na boca fazendo um funil e contando o desenrolar de um namoro, talvez achassem muita graça como nós achámos, não só pela maneira como contava, como as palavras que usava.



publicado por Maria às 13:40
link do post | comentar | favorito
|

O que sou? O que não sou.Sou como sou.
posts recentes

Blog do meu coração

Canção de Embalar

TXIIIIIIIIIIIIII

Aniversário

Sonhei...Sonhei

OK

?????

Finalmente

Mariana

Quando um homem se põe a ...

links

Ocaso... Ao Acaso...
Ocaso... Ao Acaso...


Selo

(Usa Ctrl+C p/copiar
e Ctrl+V p/colar
o selo no seu blog)
online
as minhas fotos
blogs SAPO
subscrever feeds